Fluente em inglês, espanhol ou alemão em 3 meses?

Nada melhor que viajar e ser fluente ou pelo menos poder se comunicar no idioma local ou no universal inglês mas muita gente tem fobia e  uma grande dificuldade em aprender outras línguas.

Ontem caiu na minha mão o livro Fluent in 3 Months do blogueiro irlandês Benny Lewis, que promete a façanha de te deixar fluente e resolvi dar uma pesquisada sobre o assunto. Não comecei a ler o livro ainda mas dando uma olhada rápida ele dá dicas e ensina algumas técnicas para aprender qualquer tipo de idioma. Sempre desconfiei sobre métodos geniais que prometem milagres mas esse por alguma razão e porque também adoro viajar me despertou a curiosidade. Posterei minhas impressões depois.

O autor do livro – que também tem um site em fluentin3months.com – e fala mais de 11 idiomas com fluência em quase todos, diz que estudou alguns na escola mas nada de evoluir muito e depois de uma temporada viajando pela Espanha, onde também não aprendeu nada, resolveu mudar o seu jeito de pensar, passou a aprender com uma rapidez incrível e colocou suas técnicas no livro e nos cursos específicos em seu site, onde ele ensina métdos para inglês, espanhol, alemão e algumas outras línguas.

O livro, em inglês, está dividido em 9 capítulos:

1 -Destroying Twenty Common Language Learning Myths – Destruindo 20 mitos sobre a aprendizagem de línguas
Aqui o autor escreve sobre as desculpas que as pessoas usam para não aprender um novo idioma como  “estou muito velho”, “não tenho tempo”, “não posso viajar” ou a minha desculpa “não encontro estrangeiros para conversar”.

2 – Your Mission, Should You Choose to Accept It – Sua missão, você deve escolher aceitá-la
Se você quer aprender um novo idioma, então você deve tomar controle! Crie metas específicas, coloque prazos e dê o seu máximo.

3 – How to Learn Thousands of Words Quickly – Como aprender rapidamente milhares de palavras
Capítulo prático com dicas de memorização e exemplos de como ele aplica.

4 – Immersion Without Buying a Plane Ticket – Imersão sem um bilhete aéreo
Neste capítulo Benny mostra como você pode imergir na língua no seu próprio país, ou em um terceiro dando alguns exemplos de experiências pessoais.

5 –  Speaking from Day One – Falando desde o primeiro dia
Este capítulos é o principal do método. Para realmente aprender um idioma, o aluno deve forçar a aprendizagem falando desde o primeiro dia.

6 – Tips for Starting Specific Languages – Dicas para aprender idiomas específicos
Benny trata de mitos criados em torno de idiomas específicos, como por exemplo, “chinês é muito difícil porque é tonal”, “a gramática alemã é impossível de entender”…

7 – From Fluency to Mastery – Da fluência para a maestria
Este é o capítulo que mais difere dos artigos do blog, nele são apresentados diferentes tipos de estudo para as pessoas que não querem apenas falar a língua, mas dominarem outros aspectos, bem como passar em testes de proficiência.

8 – How to Get Mistaken for a Native Speaker – Como ser confundido com um falante nativo?
Quer ser confundido com um nativo? Para atingir esse objetivo, além de explicar sobre acentos e entonações, são dadas dicas de comportamento.

9 – Hyperpolyglot: When One Is Just Not Enough – Hiperpoliglota: quando um não é o bastante
Capítulo com dicas gerais de como fazer a coisa funcionar!

Já leu o livro e está fluente em algum idioma? O que achou? Deixe sua opinião!

Fluente em inglês, espanhol ou alemão em 3 meses? was last modified: junho 18th, 2015 by André Kadow

André Kadow

Professor universitário, produtor de jogos e mídias digitais, skatista de coração e aspirante a fotógrafo entre outras coisas da vida!Twitter: @andrekadow Facebook: https://www.facebook.com/andre.kadow Instagram: https://instagram.com/andrekadow

You may also like...

2 Responses

  1. Emilly disse:

    Oii, André!
    Fiquei com vontade de comprar esse livro. Você gostou?
    Conseguiu ficar fluente?
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>