GoPro: como configurar

A GoPro é talvez a grande revolução na captura de imagens estáticas ou em vídeo dos últimos tempos e com ela é possível criar conteúdos sensacionais já direto da caixa mas com um entendimento um pouco melhor de suas configurações o resultado final vai te diferenciar demais das outras pessoas e muitos amigos vivem me perguntando como tirar o máximo de proveito do equipamento então segue uma pequena explicação de suas configurações iniciais e depois vou focar mais profundamente em cada uma delas com outros tutoriais. Nos textos vou focar mais na versão 3 Black (que é a que eu tenho) e a 4 e todas as configurações ficam no menu settings da câmera.

GoProCam-e1404319350178

Antes de partir para as configurações, uma das coisas que eu mais gosto da GoPro é o seu slogan “Be a HERO”. Realmente ela passa essa sensação para os seus usuários, qualquer um pode ter os seus momentos de herói e guardar aquele salto de paraquedas, corrida de kart, surf ou skate e a angulação da câmera mais o esquema de cores torna as coisas ainda mais bacanas.

Resolução

Este é um dos principais pontos para qualquer um que quer fazer vídeos ou fotos bacanas. A resolução está diretamente atrelada a onde o seu conteúdo vai ser distribuído e pelas estatísticas a maior parte do destino final são os sites de streaming como o Vimeo e o YouTube.

Claro que todo mundo quer capturar na maior resolução possível mas nem todos os modelos são capazes de gravar em 4k com um frame rate bom (vou falar mais sobre logo abaixo) e qualquer vídeo com um frame rate abaixo disso, fora com finalidades específicas, é muito ruim. Então antes de aumentar a resolução é bom ver se o seu modelo suporta manter o frame rate em níveis bons.

Outro ponto a se observar é se vai haver alguma composição com outras câmeras, como alguma DSLR ou vídeos de celulares. É recomendável que todas tenham a mesma configuração.

Frame rate

São os famosos quadros por segundo e isso para esportes de ação ou jogos eletrônicos contam demais. Mais frame rates é igual a uma fluidez melhor nas imagens mas essa também é uma conta que leva em conta o que você quer capturar. Vídeos com um grau de movimento menor não vão mostrar tanta diferença entre 30 ou 60 fps (frames por segundo).

Aqui vale um ponto importante, se você não planeja como vai capturar é bom começar a fazer e sair do automático, pense nas suas cenas, no objetivo final, etc. O mesmo vale para a fotografia com câmeras que tem o modo automático, faça de tudo para sair dele!

Câmera lenta

Não dá para negar que os vídeos em câmera lenta possuem uma dramaticidade ainda maior mas nesse caso a resolução conta ainda mais. Um vídeo em 4k@30 é muito diferente de um com 720@240 então o ideal é encontrar o balanço perfeito entre os dois fatores pois a maioria das pessoas não testa as diferentes possibilidades que a GoPro oferece e muitas vezes uma simples mudança produz resultados com muito mais impacto.

Balanço do branco

Sem muita enrolação técnica o balanço do branco a grosso é um dos fatores que determinam a temperatura da cor das suas imagens deixando-as mais “quentes” ou “frias”. Olhando para a imagem abaixo fica mais simples de entender. Na GoPro o balanço do branco é setado em Kelvin e vai de 3000k até 6500k, do frio para o quente.

 

GoPro

 

A boa notícia é que a máquina geralmente trabalha muito bem com esses fatores no modo automático mas como dito antes, é sempre bom dar uma estudada nas diferenças. O propósito do balanço do branco é também que o branco seja realmente branco. Se gravarmos uma folha de sulfite branca iluminada por uma lâmpada incandescente ela está sobre influência de muita luz amarela e as câmeras podem se perder na configuração. Se você tiver um display LCD vai ficar mais fácil de verificar o quão fiel é a cor que a câmera está capturando em relação a imagem que você está vendo. Se estiver muito diferente comece lá embaixo, com 3000k e vá subindo!

Field of View (Ou FOV ou Campo de Visão)

A grosso modo o FOV é a parte do mundo que é visível através da câmera quando a imagem ou vídeo é capturado. A GoPro tem 3 modos de FOV: eles são o Wide, o Medium e o Narrow. A imagem abaixo mostra a diferença entre eles.

FOV

 

A resolução da imagem continua a mesma, no caso da imagem abaixo 1080 x 1920, porque a camêra faz um escalonamento mas o que é visível é afetado pelo FOV.

Ultra-Wide captura o ângulo mais aberto possível, é o principal estilo das fotos da GoPro. É muito bacana para fotos e imagens de ação mas não é necessária sempre. Medium fica entre o estilo olho de peixe tradicional da GoPro e as imagens capturadas com uma máquina DSLR ou celulares. Narrow é a versão tradicional, ideal para fotos não relacionadas a esporte.

  • Ultra-Wide: 170 graus; ótima para fotos/vídeos de ação
  • Medium: 120 graus; meio termo entre fotos de ação e tradicionais
  • Narrow: 90graus; imagens mais parecidas com as fotos de máquinas DSLR ou celulares

fov2

 

Protune

Se você quiser entrar de cabeça na edição dos vídeos, trabalhar as cores, etc. usar o Protune é essencial. Ele faz pela GoPro o mesmo que as capturas em Raw fazem para as câmeras digitais então se você quiser se tornar um profissional dos vídeos de ação ou mesmo melhorar seus vídeos, usar o Protune vai ser essencial. Mais para frente vou fazer um tutorial específico para ele.

Essas são as principais configurações da máquina e uma pequena explicação sobre cada uma. Mais para frente vou fazer alguns tutoriais que vão deixar você expert na GoPro e impressionar seus amigos, futuros patrocinadores ou até mesmo turbinar o seu canal.

Clique aqui para baixar o software de edição da GoPro

 

Quer receber mais informações? É só se cadastrar no nosso mailing no campo ai ao lado direito da página. Prometemos que não vamos mandar spam!

GoPro: como configurar was last modified: maio 19th, 2015 by André Kadow

André Kadow

Professor universitário, produtor de jogos e mídias digitais, skatista de coração e aspirante a fotógrafo entre outras coisas da vida!Twitter: @andrekadow Facebook: https://www.facebook.com/andre.kadow Instagram: https://instagram.com/andrekadow

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>